sábado, 13 de agosto de 2011

Mea culpa


Ecologia, bah!
Sinceramente, acredito que  somente quando eu virar adubo poderei ser considerada 100% ecológica. Antes disto, qualquer ser vivente será um contribuinte para o aumento da produção de lixo - orgânico ou não. Isso é fato. Mesmo que eu faça tudo direitinho - desde só comer frutas que caiam do pé, ao invés de terem sido colhidas, até lavar potinho de iogurte - ainda assim, estarei contribuindo para a degradação do meio ambiente. Como a maioria dos animais, eu peido.  Claro que nada comparável ao rebanho caprino da Nova Zelândia e que por muito tempo foi responsabilizado pelo buraco na camada de ozônio - longe disso, por favor, que minha família insistiu na minha educação. Digo insistiu, pois se tivesse sido utilizado algum outro verbo, provavelmente eu não estaria escrevendo sobre isso e, muito menos, fazendo. Aliás, esta é uma pergunta que vira e mexe permeia os meus pensamentos:  gente chique peida ou não?
Glorinha Kalil, Danusa, a Rainha da Inglaterra, Gisele, Michel Temer, Catherine Deneuve, Carla Bruni, Michelle Obama, William e Kate, FHC... como funciona para eles? Estão sempre rodeados de pessoas, almoços, jantares, coquetéis, comidas exóticas, quitutes de rua - isso tudo deve se desorganizar de quando em vez e... bom, vamos deixar os detalhes prá lá que este não era o ponto.
Infelizmente, dentro de meus enormes deslizes ecológicos, tem um que eu simplesmente adoro cometer: regar o jardim.  Fica especialmente prazeroso, em um dia como hoje, com um céu maravilhosamente azul enfeitado com pedacinhos de algodão, um calor delicioso e água-pra-que-te-quero.  Não espero ser absolvida do crime, podem me condenar - eu mesma fico sem graça... as vezes. Mas se vocês vissem o sorriso que minhas plantinhas exibem, quando as gotas de água batem em suas folhas...ah!, tenho certeza que diminuiriam a pena!
Tenho praticamente a certeza de que elas acenam e brincam, agradecem e riem como crianças a cada esguichada que recebem. Eu, fico toda prosa. Percebo que estão felizes, que de alguma maneira alguém se colocou contra o meteorologista e sua "previsão de tempo seco e sem chuvas para os próximos dias" e resolveu agraciá-las com um pouco d´água. Gosto, especialmente, de regar as folhas. Quanto mais alta a planta, mais feliz fico pois imagino os pensamentos de abandono que as folhas mais altas tem... e a surpresa, quando recebem as gotas que não caem do céu. Neste movimento, fico por um bom tempo olhando para o céu, vendo os pequenos arco-íris artificiais que se formam e pensando... devaneios que vem... coisas a toa... imagens bucólicas... pum!

É meus amigos, no âmbito da ecologia e da finesse estou lascada, espero ter salvação em outra área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário