sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O QUE HÁ EM COMUM ENTRE UM TÊNIS E UM NOTEBOOK?

Tecnologia? Globalidade? Imagem de marca? Claro, tudo isso.
Mas não é disso que quero falar. É sobre outras coisas que sabemos, mas talvez não pensemos muito a respeito.
Que tal pensar que o preço de um tênis de alta tecnologia e um notebook de configuração decente custam a mesma coisa? E que o impulso, a sede nos olhos, a faca nos dentes para comprar também são iguais?
A madrugada de hoje foi povoada por enormes filas em alguns locais, constituídas por pessoas ditas comuns, todas com o mesmo propósito. Comprar ingressos para um grande show? Não. Simplesmente gente que queria aproveitar a grande liquidação de eletrodomésticos e eletro eletrônicos que algumas cadeias de varejo marcaram para este dia, oferecendo descontos de "até" 70%. Geladeiras, micro ondas, máquinas de lavar, computadores, jogos, TVs e muitos outros, liquidificando as mentes numa ideia fixa coletiva.
Apressados diriam que é mais uma demonstração da nova classe C. Que nova o que! Desde quando a expansão de crédito motivada pela necessidade dos bancos botarem o dinheiro para trabalhar quer dizer mudança no jogo social? Mas este não é o ponto.
A fissura com a qual as pessoas permaneceram na vigília quase religiosa nas portas do Magazine Luiza não difere daquela do grupo que passa a noite à porta das lojas Apple em todo o mundo para comprar o novo modelo de iPhone ou qualquer outra novidade.
Voltando ao preço, pense em Adam Smith percebendo que é necessário o mesmo volume de moeda para comprar um tênis Mizuno de alta performance e um laptop Dell já com sistema operacional incluso. Como ficaria naquela mente brilhante a grande Revolução Industrial?
Parece que é isto que os filósofos queriam dizer quando falavam que devemos buscar Roots and Wings. Um bom tênis para os pés e um computador para as cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário